História

A Serrinha e a família Charters Marchante

Charters Marchante (Frase)
Seta Historia

João Augusto, o trisavô

A Serrinha entra na Família pelo trisavô da Benedita (a 5.ªgeração, filha do Bernardo e da Inês): João Augusto Marchante (1897-1988), na fotografia. De origens humildes, estuda, é professor primário, vai para Coimbra continuar os seus estudos e de lá vem médico. Dedica-se à sua terra e aos seus conterrâneos, como médico e na política local e regional, sendo presidente da câmara de Sousel e governador-civil de Portalegre.
Vem, ainda, a ser gestor público e deputado à Assembleia Nacional.
Por um grave acidente de automóvel, abandona grande parte das suas actividades e funções.

Vive os últimos anos, ora em Lisboa, ora em Sousel, rodeado de respeito, carinho e cuidados, por parte da família.
Aqui, vão sendo acrescentados, oportunamente capítulos da vida das gerações seguintes.

Breve `genealogia´

Para clareza nas referências a cada membro da família, aqui fica a árvore do trisavô João Augusto: casa com Maria Luísa (Costa Pinto). Têm três filhos: Rui, Artur e Mário (Costa Pinto Marchante). Mário casa com Maria Helena (Charters).

Têm dois filhos: Luís Filipe e João Pedro (Charters Marchante). Luís Filipe casa com Maria João (Cary Viana). Têm três filhos: Bernardo, Joana e Mafalda (Cary Viana Charters Marchante). Bernardo casa com Inês (Portela Alves). Têm uma filha, a referida 5.ª geração – a Benedita.

Hoje, a gestão do quotidiano da Serrinha cabe à avó Maria Helena e ao neto Bernardo. Ambos a viver na casa da vila de Sousel, estando, o Bernardo e os nossos colaboradores, pelas 7/8 horas a trabalhar na Serrinha.

A Serrinha

A Serrinha, com os seus quase 500m de altitude a marcar a linha do horizonte, sempre foi o encanto do trisavô João Augusto. Terra de mato tornada olival-modelo do concelho de Sousel. Também terra de encontro de família e amigos, seja por trabalhos agrícolas, seja pela gestão, seja pelas caçadas a coelhos, lebres, javalis, perdizes e tordos, seja para bons passeios com belas vistas a perder de vista - a nascente, São Bento do Cortiço e Veiros; a norte, Fronteira, Alter do Chão, Portalegre com a Serra de São Mamede; a poente, a Serra de Sousel com a Capela de São Miguel/ Nossa Senhora do Carmo, e a secular pequena praça de touros de Sousel; a sul, Évora Monte. De tão bonita, foi recebendo bonitos versos do trisavô João Augusto. Por aqui, encontramos alguns deles.

Certificada como biológica desde 2000, com zonas de sequeiro e de regadio, com zonas de baixa e de encosta, a Serrinha inclui um olival tradicional de 200ha, com pastagens para rebanho de cerca de 900 ovelhas e de uma pequena cabrada que proporcionam adubamento natural.

A marca

A Herdade da Serra e Serrinha é, ainda, uma marca.
A marca do azeite, do borrego e do cabrito. Oportunamente, de outros produtos, como mel, amêndoas, laranjas e figos.

Na imagem da marca, o logotipo vem do velho chafariz, onde bebiam, no tempo do trisavô, cavalos, éguas, mulas, machos e, já nos anos 70, a Branquinha, uma muito paciente e vetusta burrinha.

Contacte-nos
©2024 Herdade Serra e Serrinha. Todos os direitos reservados