Receitas

Alentejo e Azeite lembram boa comida, boas receitas.

Açorda do Alto Alentejo

Coentros frescos, alho, sal, azeite, água; pão alentejano; ovos.

Numa terrina, pôr os coentros frescos migados, com 1 pitada de sal, 1,5 colher de sopa de azeite, e 2 alhos pisados. À parte, fazer os ovos escalfados. Cortar pão alentejano (já de 1 ou 2 dias) às lascas (a lembrar as lascas de bacalhau). À hora da refeição, juntar água a ferver na terrina. Servir os pratos: depois de pôr o pão e o ovo escalfado no prato, verter o caldo da terrina.

Comer com colher e garfo. Eis um exemplo da comida do Alentejo: simples, imaginativa e deliciosa.

Robalo assado no forno

1 Robalo de cerca de 1,2Kg, 400ml de Azeite (sugere-se azeite para ser cozinhado, e não azeite para comer em cru, como o da Serrinha), 2 limões, sal, fatia de bacon, batatas cozidas.

Tira-se as tripas ao peixe, que fica com as escamas, e salga-se; num pirex, põe-se o peixe e rega-se com o azeite; espremer os 2 limões, no dorso e colocar uma fatia de bacon no seu interior. Vai ao forno a 180, durante 35 minutos; 15 minutos antes de terminar, juntar algumas batatas cozidas e cortadas aos quartos. Já no prato, regar generosamente com azeite, este, sim, da Serrinha.

Ensopado de borrego

Lombos de borrego ou borrego desossado (unidade: 250g / pessoa); batata cozida; fatias de pão alentejano de 2 dias, torrado; marinada (temperar o borrego de véspera): 1 cebola picadinha; polpa de tomate a gosto; 2 dentes de alho; louro; mel e pimentos; cenoura; azeite; piripiri; alecrim; sal e vinho branco.

Fazer refogado numa caçarola; alourar os lombinhos de borrego; juntar a marinada com um pouco de água. Cozinhar em lume muito brando (de preferência 5 a 6 horas). Servir com o pão no prato, juntando o borrego e toda a "calda". No fim, as batatas cozidas às fatias.

Eis um ensopado de borrego alentejano, com pequenas alterações vindas do Algarve e introduzidas pelo Nuno e pela Teresa, um muito amigo casal gourmet.

Broínhas de azeite e mel  

Deixamos uma tradicional receita de broínhas, cheias de personalidade (e de ingredientes alentejanos), de sabor delicioso, forte e próprias de dias de Natal, passagem de ano e Páscoa. E com um toque da avó Maria Helena.

Ingredientes: 450 g de açúcar; 5 dl de água; 5 dl de azeite; 2/5 dl de mel; 250 g de nozes cortadinhas; 1 colher de chá de canela em pó; 2 colheres de chá de erva doce moída; 1 colher de chá de sal; 500 g de farinha de trigo.

Confecção: dentro de uma caçarola grande deita-se todos os ingredientes, excepto a farinha, e levam-se ao lume, a ferver durante 5 minutos. Passado este tempo, deita-se a farinha. Deve-se segurar fortemente a caçarola, para mexer rapidamente a farinha, deixando-a ferver durante mais 5 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau, até a massa ficar numa bola. Deixa-se arrefecer um pouco, mas, com a massa ainda quente, tende-se as broínhas pequenas a que se dá uns leves golpes na diagonal, com as costas de uma faca.

Vão ao forno em tabuleiro que não precisa de ser untado nem polvilhado. O forno deve ser previamente aquecido a 160 graus com calor de cima e de baixo, e as broínhas (muito importante!) devem ser retiradas logo que ligeiramente alouradas. Depois de frias, são levemente polvilhadas com açúcar branco fino.

Contacte-nos
©2023 Herdade Serra e Serrinha. Todos os direitos reservados